Aqui é como um porta-treco: Eu vou colocando de tudo um pouco.

Páginas

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Que política é essa?

    Durantes os últimos dias, Campinas foi o cenário de um grande escândalo na prefeitura. Tal fator me incentivou a escrever sobre minha inconformidade.

    Foi extremamente revoltante no final do ano passado (2010) quando anunciaram que o salário dos senadores e deputados federais havia subido de 16.512,09 reais para 26.723,13 reais. No entanto, com um salário tão simplório quanto este, talvez fosse necessário alguns benefícios adicionais, como mostrou o site da revista Veja em dezembro de 2010 que dizia: "além do registrado na folha de pagamento, os 81 senadores, por exemplo, têm direito à verba indenizatória de 15 mil reais, verba para transporte aéreo de até 27 mil reais, cota de telefone fixo (1.000 reais), celular (ilimitado), auxílio-moradia (3.800 reais), combustível (520 reais), entre outros benefícios. Os números foram extraídos de um levantamento do site Congresso em Foco divulgado em julho deste ano (2010), com base em informações da Câmara, do Senado e da Ong Transparência Brasil."
    Meses após esse merecido aumento, em 4 de maio de 2011, professores de vários estados brasileiros (12 estados, para ser mais exata) entraram em greve na tentativa de conseguirem melhores condições de trabalho e aumento salarial. Neste mesmo ano, no dia 1º de junho motoristas e cobradores de ônibus do ABC paulista entraram em greve para tentarem aumento de 15% do salário. Em 8 de junho, policiais civis também fizeram greve em Belo Horizonte para conseguirem aumento salarial.
    Trabalhadores precisam lutar para alcançarem o aumento justo no salário mensal e melhores condições de trabalho, como se já não bastasse ter que lutar todos os dias para pagar os vários impostos, ou esperar numa fila quase sem fim por um atendimento no sistema público de saúde, ou ainda ver a atual situação do ensino público, onde os próprios livros defendem os erros de concordância. Como se não bastasse tantas outras inconformidades.
    Enquanto o cidadão brasileiro luta, e assim como dizem "não desiste nunca", senadores e deputados federais recebem um desnecessário aumento no salário, além de verbas, cotas e outros benefícios.
     Mais triste ainda é ver o quanto a população anda carente de ética e ao mesmo tempo alienada com os assuntos relacionados á política. Votam em "palhaços" como uma forma, muitas vezes, de protesto por um país melhor. Mas esse tipo de protesto não é o mesmo que comer matérias fecais por uma saúde melhor? 
    Quanto a ética, aqueles que estão á frente, que deveriam ser o exemplo, conhecem o significado desta palavra, mas infelizmente neste país a ética também deve estar em greve.       

.
Fontes:
http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/o-salario-dos-politicos-parece-alto-e-muito-maior
http://www1.folha.uol.com.br/saber/914513-professores-fazem-paralisacao-em-12-estados.shtml
http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2011/06/greve-deixa-pontos-de-onibus-lotados-no-abc.html
http://g1.globo.com/minas-gerais/noticia/2011/06/policiais-civis-professores-e-militares-protestam-em-belo-horizonte.html
http://colunistas.ig.com.br/poderonline/2011/05/12/livro-usado-pelo-mec-ensina-aluno-a-falar-errado/
http://blogs.estadao.com.br/radar-politico/2011/06/15/veja-tudo-o-que-ja-saiu-sobre-o-escandalo-em-campinas/

Nenhum comentário: