Aqui é como um porta-treco: Eu vou colocando de tudo um pouco.

Páginas

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Cosplay: Personagens de pele morena ou negra

   Otomes de pele morena ou negra...


Pirotess (Lodoss War)
   Nós, otomes moreninhas, sabemos bem o quanto é difícil encontrar uma personagem que se encaixe com nossas características físicas (principalmente com relação ao tom de pele) e com nosso gosto. Digo isso porque sou do tipo que prefere fazer o cosplay do personagem com o qual me identifico, admiro e me assemelho. No entanto, a quantidade de personagens de pele morena, principalmente em animes e games, é bastante escassa.
    Alguns otakus não se importam se há semelhança física ou não com relação ao cosplay que escolhem. Eles simplesmente se vestem como seu personagem preferido independente se estarão parecidos com o original ou não. Tal atitude, embora bastante admirável, infelizmente acaba tornando-se motivo de zombaria, muitas vezes.
   Eu, particularmente, fico muito satisfeita quando me olho no espelho pouco antes de sair para um evento e me sinto "na pele" da personagem que escolhi para cosplay, principalmente quando todas as características da personagem estão (quase) impecáveis. Sinto-me como se eu fosse a original, e a original como se fosse o cosplay de mim.
Gloria (Daphne In The Brilliant Blue)
   Outra, e talvez a principal dificuldade que encontro na escolha pelo cosplay ideal é o fato de que as personagens de pele morena ou negra, em sua maioria são provocantes e sensuais. Já que não sou do tipo "mulherão" e não gosto de usar roupas que marcam ou deixam á vista a maioria das curvas do meu corpo, considero-me ainda mais limitada nas escolhas.
   Essas características, possivelmente, se devem ao relacionarem o tom de pele com regiões mais quentes (onde, a maior parte da população possui de pele bronzeada á negra) e consequentemente, com regiões onde se usam roupas mais curtas e onde se deixa o corpo mais a mostra.
   
Porém, algo que me deixou bastante descontente foi perceber que o tom de pele, em alguns casos, pode ser associado á vulgaridade e luxúria. Tal questão fica evidente em Peach Girl, onde uma garota de pele bronzeada é difamada em sua escola e tratada como uma garota fútil, impura, sendo julgada apenas pelo seu tom de pele. Em outro exemplo, temos Kirche (Zero no tsukaima ou The familiar of zero), uma personagem fútil que possue vários namorados e chama muito a atenção dos homens. Ainda posso citar a pouca quantidade de roupas usadas por personagens morenas ou negras, como Halibel e Mila Rose (Bleach), Nadia (Nadia the secret of blue water), Christie Monteiro (Tekken), Urd (Ah! My Goddess), Felicia (Capcom), Caldina (Rayearth) e Michiko Malandro (Michiko e Hatchin). Aliás, a última é a personagem principal de um anime inspirado no Brasil.
    Pele morena é associada geralmente á países africanos e latinos. Aqui na America Latina é fato que a temperatura climática é mais elevada, favorecendo o uso de roupas com o corpo mais á vista. Além dessa influência climática, a cultura também está relacionada á festas, danças alegres, calor humano. Já no Japão, existe a grande valorização da tradição e dos costumes antigos. A mulher japonesa possui um histórico de extrema submissão ao marido, tem por sinônimo de beleza a delicadeza, pele alva e a pureza e suas danças possuem movimentos leves, delicados.
Fran (Final Fantasy XII)
    Não considero que o assunto em questão seja algum tipo de preconceito ou racismo, já que o contraste cultural entre as sociedades pode ser o principal fator da forma como representam a maioria das personagens de pele morena.
    Talvez o jeito para otomes, que assim como eu tem preferência em roupas confortáveis e menos decotadas seja optar por personagens com um perfil infantilizado ou, em alguns casos masculinizado. Não significa que não existam opções que fogem de tais classificações, no entanto para encontrá-las é preciso pesquisa. Boa sorte para nós, moreninhas exigentes!




    Dica para otomes moreninhas: Existe um perfil no orkut (DFAG Moreninhas '), uma comunidade no orkut (Black Cosplay) e um blog (http://blackcosplays.blogspot.com/) direcionado para otakus e otomes de pele morena ou negra que queiram discutir sobre dicas de cosplay. Vale muito a pena conferir!

16 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Eu te entendo. Tbm sou morena, e posso dizer q tenho um corpo um pouco mais desenvolvido para a minha idade, mas n é por isso q eu irei ficar desfilando de "bikini" pela feira. Gostei do seu texto e tbm entrarei nesse blog feito para nós. Arigatou!

Anônimo disse...

como é o nome da primeira personagem aí de gata... e de que anime ela é?

Anônimo disse...

Tmb sou igual a você, eu tenho um busto um pouco grande e um rosto meio infantil, mas isso ñ quer dizer q eu vou sair de biquine... Mas enfim,to louca procurando uma personagem q se pareça comigo, tanto na aparencia, qanto no humor e geito (exagerado)...
Bjs e bye...
#Otomedefases

Anônimo disse...

Neko love é o nome do anime da primeira foro

Carolyne Peluci disse...

Obrigada a todos que comentaram! : )
O anime da primeira foto é a Yoruichi do anime Bleach.

Anônimo disse...

também tem uma anime que a personagem principal é morena e a roupa dela é bem simples! o nome do anime é peach girl e a personagem é a adachi

Carolyne Peluci disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Tenho uma página no Facebook só de Animes Morenas, quem quiser tá ai-

http://www.facebook.com/AnimeMorenas

Anônimo disse...

qual nome da personagem de coelhinha na inicio da materia

Anônimo disse...

Qual o nome da ultima personagem com laço no cabelo ???

Anônimo disse...

Vejam a Road Kamelot de D Gray Man.
:3

Jéssica disse...

Mais uma opção de personagem seria a Rose, de FullMetal Alchemist, ela é bem comportada e simples.

AGATHA disse...

ql o nome da primeira personagem??

Anônimo disse...

qual o nome da personagem neko( Primeira foto) ?

Unknown disse...

eu também to curiosa sobre esse anime. quero sabe